domingo, 27 de setembro de 2009

Wattstax


No dia 20 de agosto de 1972, mais de 100 mil afro-americanos se reuniram no estádio de futebol de Los Angeles, para assistir ao Wattstax, festival que ficou conhecido como o Woodstok da música negra. Foram mais de seis horas de som, com shows de artistas da gravadora Stax, como Isaac Hayes, Bar-kays, Rufus Thomas, Albert King e muitos outros. O reverendo Jesse Jackson era o mestre de cerimônias do festival, e além de apresentar os artistas, comandava a platéia com palavras de ordem como “I am black and I am proud” ( eu sou negro e tenho orgulho de ser negro), no que era respondido por todo o estádio. O festival foi um sucesso e um evento importante na movimentação pelos direitos civis.

Para quem quiser saber mais sobre o evento, é fundamental o documentário Wattstax (disponível em DVD, numa edição comemorativa dos trinta anos do festival), que além dos shows, traz vários depoimentos dos moradores do bairro negro de Watts, subúrbio de Los Angeles, que falam sobre o verão de 65, quando eles colocaram fogo em várias lojas do bairro para protestar contra a segregação racial.

Dirigido por Mel Stuart, o mesmo diretor de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, o documentário é um bom registro do movimento black power, que estava no auge na década de 70. O filme, que tem a participação do ator e comediante Richard Pryor, mostra a importância da música negra na construção do movimento black power. No palco do Coliseum de Los Angeles, muito gospel, blues, funk, soul e R&B, enquanto nas arquibancadas o público, comemorava com muita dança e confraternização.

O gospel não está presente apenas no show, mas também numa das cenas em que o espectador acompanha parte de uma missa dentro de uma igreja, onde o grupo The Emotions canta “Amazing Grace”.

As apresentações dos shows são intercaladas com entrevistas que tratam de assuntos dos mais variados como política, religião, a descoberta de ser negro, o poder da mulher negra, questões comportamentais e etc....

O documentário termina com a apoteótica apresentação de Isaac Hayes, um dos artistas mais importantes da soul music, que chega de carro até a subida do palco, como um rei. Mas, uma das cenas mais impressionantes do filme é, sem dúvida, a apresentação do velho Rufus Thomas, que na hora em que começa a cantar a sua “Funk Chicken”, o público vai a loucura, sai das arquibancadas e invade o campo, para dançar mais perto do palco. O que poderia ter virado uma grande confusão, foi magistralmente conduzido por Rufus, que, no final da música, dizia “Poder para o povo negro” e em seguida pedia “Voltem para a arquibancada”. E sem nenhum tumulto, após dançar o Funk Chicken, aquela multidão voltou alegre aos seus lugares e o show continuou, no espírito de celebração e paz, sem nenhum incidente. Grande Rufus Thomas! Grande Festival Wattstax!

Maira Cristina//

16 Toneladas - Wattstax (veiculado em 19/08/2005)
1ª parte
Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário